terça-feira, 23 de novembro de 2010

São Paulo cumpre tabela para fechar pior ano da década ! Pior aproveitamento e maior número de derrotas das últimas dez temporadas


1) Nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro, o São Paulo enfrentará o Atlético-GO, fora de casa, e o Atlético-MG, no Morumbi. Mas o desinteresse do time já é total, uma vez que já não tem qualquer possibilidade de se classificar à Libertadores e também não corre risco de ser rebaixado. Para completar, mesmo se conseguir duas vitórias nas últimas rodadas, 2010 será o pior ano do clube na década, com uma série de recordes negativos.
.
2) Até agora, em 69 jogos disputados em 2010, o São Paulo perdeu 22. Mesmo que não perca mais, a marca já é a pior da década, superando as 21 derrotas de 2005. Naquele ano, no entanto, o alto número de derrotas foi consequência da prioridade dada à preparação para o Mundial de Clubes, que foi conquistado no Japão e à maratona de jogos (81 no total, contra 71 em 2010, contando os dois que ainda restam).
.
3) Se no caso do número de derrotas o São Paulo teve apenas uma a mais que no ano mais vitorioso da década, em relação ao aproveitamento de pontos o ano em andamento é disparado o pior. Até agora, foram conquistados 53,62% dos 207 pontos disputados. O segundo pior ano nesse quesito, 2002, terminou com a marca de 58,06%. E mesmo se vencer os dois que faltam, o São Paulo terminará o ano com o pior aproveitamento nos dez anos, que seria de 54,93%.
.
4) A má campanha são-paulina no ano foi consequência, principalmente, da prioridade dada à Copa Libertadores até a eliminação diante do Internacional. Esta prioridade, na verdade, foi dada pelo clube em todas as últimas temporadas. A diferença em 2010 foi que o time não reagiu no Brasileirão depois de ser eliminado na competição continental e substituir o técnico Ricardo Gomes pelo interino Sérgio Baresi.
.
5) Considerando apenas os números do Campeonato Brasileiro, o São Paulo terá em 2010 o segundo pior desempenho na competição, superando 2005 - vale dizer novamente, o ano em que o campeonato nacional foi completamente “esquecido” para dar espaço à preparação para o Mundial.
.
6) Naquela temporada, com 22 clubes na disputa, o São Paulo terminou em 11º e teve aproveitamento de 46,03% dos pontos. Na atual, ocupa hoje a nona posição e tem, até agora, 47,2%. Mesmo com duas vitórias, o time não deve terminar além do sétimo lugar.
.
7) O aproveitamento, com dois triunfos, chegaria no máximo a 50%, bem abaixo dos 54,76% de 2001, terceiro pior ano desde a virada do século. E se voltar a tropeçar contra os Atléticos, até esse recorde - de pior aproveitamento no Brasileirão - pode ser batido.

.
Fonte: jornalista Levi Guimarães.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário