terça-feira, 2 de novembro de 2010

[Opinião] ...e entre Pelé e Maradona, Garrincha. VEJA AQUI "CAUSOS" do REI MANÉ com textos e vídeos. Cineminha pra você !



Por Celso Unzelte, professor de jornalismo e comentarista da ESPN Brasil.


Entre a comemoração dos 70 anos de Pelé, em 23 de outubro, e a dos 50 de Maradona, no dia 30, não poderia faltar nesta coluna o registro de mais um aniversário de nascimento de Garrincha. Se estivesse vivo, ele teria feito 77 anos no dia 28. Aqui estão três das várias histórias bem-humoradas que se contam sobre o Mané.

********************************************************************************
PARTE I

Em uma excursão do Botafogo à Costa Rica, o jogo estava empatado, no finalzinho, quando Garrincha pegou a bola, driblou toda a defesa adversária e, na frente do goleiro, ficou parado durante intermináveis segundos. Depois de muito tempo, ele finalmente resolveu enfiar a bola entre as pernas e fez o gol da vitória.

Terminada a partida, o técnico Paulo Amaral perguntou por que Garrincha não tinha marcado logo o gol do desempate. E Mané, com toda a simplicidade do mundo, respondeu: "Ué, é que o goleiro demorou muito para abrir as pernas..."

*******************************************************************************
PARTE II

Sabendo que o goleiro Manga não sabia ler, Garrincha mostrou-lhe um jornal e disse: "Olha aqui, esse repórter escreveu aqui que você é mau caráter, que bate em mulher..."

Manga acreditou, e quando o tal repórter chegou ao Botafogo para cobrir o treino no dia seguinte quase apanhou. Enquanto isso, escondido em um canto, Garrincha assistia a tudo, rolando de rir.

*******************************************************************************
PARTE III

Certa vez, Garrincha conversava com o cronista Rubem Braga. E reclamava: "Jogador em fim de carreira, como eu, deveria receber apoio do esporte de seu país, como acontece na Itália, por exemplo. Confio que isso venha a acontecer no Brasil, um dia. Mas confio desconfiando".

- Confia desconfiando? - perguntou Rubem Braga. "Igual ao Marechal de Ferro?", completou, referindo-se ao ex-presidente Floriano Peixoto, cujo lema de governo era exatamente "Confiar desconfiando".

- "Ué", surpreendeu-se Garrincha. "Eu não sabia que o Marechal de Ferro também tinha sido jogador de futebol..."

.






.



.
VÍDEO número 1



.
VÍDEO número 2.
.


.
VÍDEO número 3
.



VÍDEO número 4
.

.


VÍDEO número 5


.
VÍDEO número 6
.

.
VÍDEO número 7
.

.
VÍDEO número 8.1
.

.
VÍDEO número 8.2
.

.
VÍDEO número 8.3
.

Um comentário: