domingo, 21 de março de 2010

JUIZ RECEBE PENA DE MORTE NA CHINA. ROUBOU, MORREU ?




Por Zé do Apito, colunista de arbitragem do Yahoo! Esportes

Craques e simuladores desse meu Brasil, lhes dou uma informação e uma reflexão hoje. O ex-árbitro chinês Lu Jun já chegou até a apitar Copa do Mundo. Na de 2002, na Coreia do Sul e no Japão, ele fez dois jogos: Polônia x Estados Unidos e Croácia x México. Devido à sua imagem limpa, era conhecido como 'apito de ouro'.




Hoje com 50 anos, aposentado há cinco, Jun acabou preso depois de descoberto um esquema de manipulação de resultados em jogos dentro do país, e contou com a companhia de mais três árbitros no ato.

O que espanta é a condenação que Jun pode receber: a morte. Não quero discutir exatamente a lei chinesa, que prevê a pena de morte, da qual não sou a favor, mas devemos traçar um paralelo de um caso no Brasil.

Vocês certamente se lembram de Edilson Pereira de Carvalho, árbitro paulista que em 2005 foi pego após manipulação de resultados relacionados com apostadores da internet.

Ele foi 'condenado' pelas federações a não apitar nunca mais, o que era mais do que óbvio. Entretanto, para os que não se recordam, ele não foi condenado a nenhuma pena na Justiça comum, ou seja, ele nunca irá para a prisão. Qual foi a alegação do juiz que julgou o crime de Edilson? Simplesmente nada há na lei brasileira que condene árbitros que manipulem resultados de eventos esportivos.

Enquanto uns países são rígidos demais com árbitros corruptos e com ladrões de todas as áreas, outros aceitam árbitros corruptos e são brandos em outros setores da sociedade. Para mim, um árbitro ladrão tem de não só ser banido do esporte como também preso. Essa é a medida certa.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário