domingo, 11 de julho de 2010

REGIÃO da ESPANHA ( que pede a separação ) JÁ TORCEU CONTRA a "FÚRIA" na Copa da África do Sul. TORCERÁ HOJE ??? Veja aqui.






.

1) Pela primeira vez, a seleção espanhola ganha torcedores catalães, que apostam no TRIUNFO do TIME UM DIA DEPOIS de UMA MANIFESTAÇÃO independentista.

.





2.1) Depois de desbancar a ALEMANHA na Copa do Mundo, a seleção espanhola disputa neste domingo da partida definitiva contra a HOLANDA, que participa de sua terceira final – é a primeira decisão espanhola.
.
2.2)
Na Catalunha, será um jogo histórico, não somente pelas apostas no desempenho positivo do time – que conta com oito jogadores do Barcelona -, como também porque é a PRIMEIRA VEZ que os catalães simpatizam abertamente com a seleção. O técnico Vicente Del Bosque, porém, entende que a boa campanha da equipe é uma forma de atenuar o separatismo.

.










3.1) A partida ocorrerá um dia depois de uma grande manifestação em Barcelona (da qual participaram cerca de 1,1 milhão de pessoas) para apoiar o Estatuto da Catalunha - que prevê autonomia jurídica, política e cultural para a região e que foi rechaçado recentemente pelo governo espanhol.
.


.

3.2) Em meio às reivindicações em favor do Estatuto, a Catalunha parece ter deixado de lado, temporariamente, seu desejo de também contar com uma seleção própria.
.




4) “Amanhã será o ÚNICO DIA NA VIDA que poderás escutar um catalão gritar ´viva Espanha!´”, explica, bem-humorado, Jordi Forcada Fonts, aposentado de 69 anos que se dirigia à GRANDE MANIFESTAÇÃO.

.





5.1) Ruben Parrera, enólogo e empresário de 30 anos, também acredita que será uma disputa histórica e “um pouco surrealista”. “Hoje, nós catalães fazemos um protesto em favor do estatuto e amanhã muitos estarão torcendo pela seleção espanhola”.
.
5.2) O Sr. Ruben, que aposta no triunfo da Espanha e disse que verá o jogo senão tiver nada melhor para fazer, assegura que na semifinal contra a Alemanha se esgotaram as camisetas do time rival nas lojas de esportes, já que MUITOS CATALÃES TORCERAM CONTRA a ESPANHA.

.
5.3) A afirmação ( do Sr. Ruben Parrera ) é contrariada pela grande afluência, nesse dia, de torcedores fanáticos nos quiosques de praia que projetaram a partida. De todas as formas, o enólogo crê que há um sentimento de fraternidade no ar parecido ao da época das olimpíadas de 92. “Ser catalão não significa mais ser anti-espanhol”.
.


.
6.1) Já Pedro Bartolome, chef de 34 anos e fanático pelo Barcelona desde os 14 anos, também aposta no sucesso da Espanha. “Temos uma equipe compacta, que superou rivais muito difíceis”, analisa. Ele confessa não ser um grande seguidor da seleção já que ser fanático equivalia a “ser um pouco fascista”. Porém, com a grande quantidade de jogadores do Barcelona, passou a sentir simpatia pelo time.
.
6.2) Pedro Bartolome assegura que se a seleção ganhar vai comemorar, “mas não como quando ganha o Barça”.

7.1) Esse clima de “celebração contida” pode ser observado claramente nos bairros mais catalães da cidade (como Clot ou Poblenou), onde se vêem poucas bandeiras da Espanha penduradas nas janelas e, de vez em quando, se escuta algum fogo de artifício. Algo bem diferente se comparado ao clima de descontrole que impera nos dias de partidas importantes do Barcelona.

.
7.2) Mesmo com as projeções otimistas neste final de semana predominam na cidade as bandeiras da Catalunha. “QUEM CIRCULA COM a CAMISA da Espanha pode ser MAL-INTERPRETADO”, diz Omar Ruiz, garçom argentino de um quiosque de praia. Essa talvez seja a razão pela qual a maioria desses estabelecimentos (que projetará a partida em telões) não conte com a bandeira espanhola. “Com bandeiras ou sem, te garanto: amanhã será uma loucura”, diz.
.


8.1) Política e esporte são temas discutidos por separado pela população da Catalunha. “A maioria dos jogadores da seleção são catalães, mas a partida de amanhã é um evento esportivo e não queremos, de nenhuma forma, convertê-lo em um debate sobre identidades nacionais”, assegura uma fonte municipal.

.
8.2) Em entrevista ao jornal centro-direita “La Vanguardia”, o jogador Gerard Pique assegurou que apesar dos muitos jogadores do Barcelona, e da forte sintonia que existe entre eles, no mundial seu objetivo é “dar tudo pela seleção”. O mesmo diário publicou uma pesquisa, feita com 3,7 mil pessoas, em que 76% do total assegura que a Espanha será campeã.

.


.
Fonte da notícia: Christina Stephano de Queiroz.

.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário